sexta-feira, 30 de outubro de 2009

A POESIA DE HELENA PARENTE CUNHA

Helena Parente Cunha é bastante conhecida por sua prosa - Mulher no Espelho, Cem Mentiras de Verdade, As Doze Cores do Vermelho, Os Provisórios, Claras Manhãs de Barra Clara - narrativas que já lhe trouxeram premiações. No entanto, trago hoje uma poesia publicada em seu livro Além de Estar, lançado em 2000, pela Fundação Cultural do Estado da Bahia e Editora Imago. O poema recebeu o título de Verdade.

no desmentir
de cada mito
me tomba um véu

no desencontro
de cada aurora
rompo um pedaço

no que refaço
cada verdade
mais me desfaço.

Esse poema me chamou a atenção pelo seu propósito desconstrucionista e desmitificador. Longe de aceitar a identidade como algo acabado, fixo, a voz que enuncia se apresenta reflexiva e consciente do jogo de mentiras e verdades, do mascaramento, por meio do qual as pessoas vivem socialmente. O véu, símbolo feminino, usado para ocultar a face da mulher, portanto a sua identidade, com o passar do tempo vai sendo retirado, levando a mulher a se defrontar com a verdade. Mas o que é a verdade? A verdade e a mentira não são feitas da mesma substância? A diferença, a meu ver, é que a voz feminina constrói para si aquilo que ela considera como verdade sobre ela mesma. A mentira é o que foi dito sobre a mulher e que ela rejeita, tem uma relação de "desencontro". A verdade, ao contrário, é tudo aquilo que ela define para si mesma como pertencimento e por meio da qual ela se afirma.

5 comentários:

  1. Cara Lúcia,
    Conheço a poeta Helena Parente Cunha pessoalmente. Ela me fez a gentileza de fazer parte de minhas bancas de mestrado e de doutorado na UFRJ. Além de tudo, é um amor de pessoa.
    Estou preparando uma matéria sobre ela em meu blogue "Literatura em vida 2" e, pelo Google, cheguei, felizmente, aqui. Vi que temos muitas afinidades. Trabalho com literatura e relações de gênero também. Teria um grande prazer de receber você lá.
    Eliane F.C.Lima

    ResponderExcluir
  2. Olá, Eliane

    Helena esteve aqui em Salvador e fizemos uma homenagem a ela na Academia de Letras da Bahia. Foi belíssimo e acolhedor, pois pude rever colegas da ANPOLL, do GT Mulher na Literatura. Esses eventos são uma alegria por vários aspectos.
    Já estive em seu Blog e estou seguindo. Pelo visto, você concorda com a idéia de que o blog possa ser reconhecido como suporte válido para publicação e divulgação de textos científicos? Estou certa? Abraços

    ResponderExcluir
  3. Prezada Lúcia,
    Volto a lhe responder depois de dois anos. Achei engraçado, isso parece aquelas correspondências que iam levadas por navios, nos séculos anteriores ao XX. A carta de Caminha deve ter levado esse tempo para chegar ao rei de Portugal.
    Creio que o blogue tem realmente uma validade maior do que pretendia anteriormente. Cresceu e foi muito além da proposta. Lá no "Literatura em Vida 2", por exemplo, se evito a linguagem acadêmica - meu blogue é lido por todo tipo de pessoa - para alcançar um público eclético, nem por isso fujo de meu estudo da Academia. Apenas minha intenção é tornar esse estudo apreensível por todos.
    Um forte abraço,
    Eliane F.C.Lima

    ResponderExcluir
  4. Olá ! Tudo bem?
    O livro Além de estar - Helena Parente Cunha vai cair na UNEB(vestibular da Bahia).
    Só que eu tenho um pouco de dificuldades de interpretar.
    Tem alguma sugestão ou algum site que traduza os poemas de forma que fiquem claros?
    Obrigado e adorei o blog,
    bjs.
    ps:queria obter a resposta antes da prova ^^

    ResponderExcluir
  5. Oi, Lúcia! Adorei seu blog!! Como apaixonada por livros, impossível deixar de amar tudo que nos remete a eles. Hoje sou professora de Literatura do UPT, projeto da UNEB. Também tenho um blog no qual exponho minhas impressões sobre tudo que vejo e leio. Quem tiver interesse pode acessar: http://atomosdepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir