sexta-feira, 12 de março de 2010

CHICK LIST: UM GÊNERO LITERÁRIO

Estava lendo o Jornal A Tarde Online despretensiosamente como de costume, preenchendo o intervalo entre a insônia e a vontade de dormir. No topo da página do Jornal estava uma matéria com a foto da atriz Anna Hathaway com o seguinte título "Literatura leve, chique e feminina". Tive curiosidade de ler a matéria e logo descobri um novo gênero literário: o Chick Lit, isto é, romance escrito para mulheres cuja protagonista é sempre uma mulher moderna, urbana, descolada, vivendo os problemas de uma grande cidade. São mulheres em geral jovens, bem-sucedidas, mas que vivem relacionamentos conturbados. Alguns traduzem como literatura para garotas, outros como literatura para mulherzinhas. Para se ter uma ideia um dos mais conhecidos representantes desse ipo de literatura é O Diário de Bridget Jones, de Helen Fielding.

Você já leu algum romance do gênero Chick List?

2 comentários:

  1. Lendo a descrição do que seria Chick Lit, acho que podemos considerar Jane Eyre o precursor do genero Chick Lit na literatura contemporanea, não acha?

    E sendo assim, acho que já li um romance Chick Lit, só que do seculo retrasado...rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Oi, Claudia, eu penso que o gênero Chick Lit, se é que podemos chamar assim, tem uma marca histórica, pois os romances vitorianos "a la" Jane Eyre trazem uma crítica a moral vitoriana, não? Vejo os Chick List como um retrocesso porque corresponde a um movimento da mulher para o lar. Em geral são mulheres bem-sucedidas, ricas, com aproximadamente 30 anos, workaholic, que joga tudo pra cima para viver um grande amor.

    ResponderExcluir