segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

MULHER NO ESPELHO, Virginia Woolf

"Afinal, ei-la ali, no salão. Deteve-se. Ela parou em pé junto à mesa. Ela parou completamente imóvel. De imediato o espelho começou a verter sobre ela uma luz que parecia pregá-la; que parecia um ácido que corrói o não-essencial e o superficial e deixa apenas a verdade. Era um espetáculo encantador. Tudo imanava de Isabella - nuvens, vestidos, cesto, diamante -, tudo o que fora chamado de planta rasteira e convólvulo. Eis a dura parede embaixo. Eis a própria mulher. Ela se erguia nua naquela luz impiedosa. E nada havia. Isabella estava completamente vazia. Não tinha pensamentos. Não tinha amigos. Não cuidava de ninguém. Quanto às cartas, eram todas contas. E enquanto ali estava, velha e angulosa, jaspeada e coberta de rugas, com o seu nariz arrebitado e o pescoço vincado, ela sequer se deu ao trabalho de abri-las.


As pessoas não deviam pendurar espelhos nas suas salas."

Mulher no Espelho. In.: Objetos Sólidos, 1992. Trad. Hélio Pólvora.

3 comentários:

  1. Oi Lucia, retribuindo a visita...
    Virginia Wolf é uma das minhas autoras favoritas, ainda vou falar sobre a Sra Dalloway no blog...
    Adorei os seus comentários lá no blog, volte sempre.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Gostei da abordagem do teu Blog e passei a segui-la. Aproveito esse post para fazer uma pergunta. Após assistir o filme 'As Horas' surgiu em mim um grande interesse em ler algo da Virginia Wolf. Acabei achando em um sebo o livro 'O Quarto de Jacob', porém o achei desinteressante, confesso que fiquei decepcionada. Não sei se tu conheces com profundidade as obras dela, teria alguma dica pra me dar em relação aos livros dessa escritora? Talvez eu apenas tenha tido uma escolha infeliz. Aceito indicações.

    Abs, Aline

    ResponderExcluir
  3. Olá, Aline

    Eu não sei se você conhece o livro UM TETO TODO SEU. É um clássico dela. Tem também ORLANDO. Este último vi apenas o filme que é maravilhoso.

    ResponderExcluir