Não vou falar das adaptações da literatura para o cinema. Ao contrário, quero falar de como a literatura utiliza a linguagem cinematográfica para produzir o texto literário. É possível? Acredito que sim. Sonia Coutinho, escritora baiana, em seu romance Atire em Sofia, 1989, experimenta essa intersecção, fazendo um caminho genialmente inverso ao construir uma narrativa estruturalmente muito semelhante a linguagem do cimema.
As histórias giram em torno das personagens e o livro é dividido em "cenas" onde essas personagens "atuam", o que torna uma narrativa bastante visual. Além desse romance, um outro livro, sendo que de contos, intitulado O Último Verão de Copacabana, 1985, traz contos que também fazem referência ao cinema, ao mostrar personagens do cinema como personagens literárias: "Toda Lana Turner tem seu Johnny Stompanato" e "O Enigma de Greta Garbo" são dois contos que tentam mostrar um lado menos "glamouroso" das mulheres e ironicamente, veia sempre acentuada de Sonia Coutinho, a escritora utiliza duas personagens hollywoodianas que alçaram grande fama, mas que também tiveram uma vida pessoal conturbada e misteriosa.
As histórias giram em torno das personagens e o livro é dividido em "cenas" onde essas personagens "atuam", o que torna uma narrativa bastante visual. Além desse romance, um outro livro, sendo que de contos, intitulado O Último Verão de Copacabana, 1985, traz contos que também fazem referência ao cinema, ao mostrar personagens do cinema como personagens literárias: "Toda Lana Turner tem seu Johnny Stompanato" e "O Enigma de Greta Garbo" são dois contos que tentam mostrar um lado menos "glamouroso" das mulheres e ironicamente, veia sempre acentuada de Sonia Coutinho, a escritora utiliza duas personagens hollywoodianas que alçaram grande fama, mas que também tiveram uma vida pessoal conturbada e misteriosa.
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